Biodigestores


Biodigestores.

Apesar da crescente modernização da atividade agropecuária brasileira, os níveis de poluição, a má utilização de reservas naturais e os custos energéticos também vêm aumentando no país. Cada vez mais fertilizantes são importados e aumenta a degradação dos recursos naturais. Pode-se perceber, também, um crescimento do desejo de criação de uma sociedade rural auto-suficiente que produza praticamente tudo que se requer para cobrir as necessidades materiais, sobrando excedentes suficientes para serem vendidos ou trocados por recursos essenciais que faltam ao sistema ou que devam vir de fora.

A partir deste contexto, o uso da tecnologia de biodigestores rurais como uma alternativa adequada e simplificada, pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do meio rural, promovendo o seu saneamento, evitando a poluição e conservando os recursos hídricos, que são finitos e vulneráveis. Os biodigestores também podem promover uma fonte autônoma de energia e biofertilizantes, especialmente para os pequenos produtores rurais. Esta tecnologia permite um tratamento adequado de vários resíduos orgânicos agrícolas, bem como o uso energético do gás metano.

Biodigestor é um equipamento que transforma a matéria orgânica crua em biofertilizantes de alta qualidade biológica que atua como fertilizante foliar, redicular e como bioinseticida, tendo como resíduo gasoso o biogás, excelente combustível, que resulta da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica contida nos resíduos, processo este que tem como subproduto o metano (CH4). O metano é, segundo estudos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), vinte e uma vezes mais nocivo para o aquecimento global que o dióxido de carbono (CO2), desta forma esta intervenção humana além de contribuir com o desenvolvimento sustentável do meio rural, colabora para reduzir o impacto ambiental.

A grande extensão territorial do Brasil dificulta a implantação de sistemas de transportes e de transmissão de energia, o que favorece a adoção de soluções locais e simplificadas para o suprimento de energia e fertilizantes. A tecnologia de biodigestores é apropriada para os produtores rurais, e apresenta viabilidade técnica, econômica e ambiental, além de proporciona maior autonomia de energia e biofertilizantes.


www.cipageo.com.br® - Todos direitos reservados 2011